Não seja afobado

Marcos Marcolin • January 6, 2023

php carreira programação

Não seja afobado, aprender programação é um processo e você precisa aprender a gostar

Atualmente, com as inúmeras opções de linguagens de programação e tecnologias no mercado, é natural querer aprender mais de uma simultaneamente. Mas o resultado não virá em 6 meses ou 1 ano.

Se você acompanhar todas as postagens do LinkedIn por exemplo, é muito fácil nos acharmos burros e desatualizados, pois grande parte das pessoas são especialistas em diversas linguagens, vários bancos de dados, infinitos padrões de projetos e por aí vai. Será que realmente são mesmos?

Caso esteja iniciando ou está nos primeiros anos de sua carreira, sugiro focar em uma especialidade e ir aprimorando o ecossistema entorno da linguagem.

Ex: estou iniciando em programação web e gostaria de trabalhar com PHP.

O que julgo eficiente fazer é conhecer uma boa parte da linguagem, dominar algumas coisas e conhecer seu ecossistema, sendo:

Quando estiver confiante, considere aprender algum Framework, estudar padrões de projetos, aplicar ferramentas de qualidade de código e testes.

Tendo essa base bem estruturada, para aprender outra linguagem será bem mais tranquilo.

Não pense que o mercado de trabalho é toda essa maravilha anunciada, tudo rodando com microsserviços, arquitetura hexagonal, 100% de cobertura de testes, trabalhar na praia com os pés na areia, computador e puffs coloridos, estrelismo e alto salário. Existem muitas empresas rodando um monolito legado, faturando alto e pagando bons salários para manter, melhorar e otimizar o projeto.

Não deixe de se atualizar, faça cursos, leia livros, mas a experiência de VERDADE só será adquirida trabalhando no mercado, é aí que a corda aperta, JAMAIS compare.

Portanto, calma, tudo no seu tempo, as coisas vão acontecer naturalmente, é um processo.