Contribua com o PHP em 2023

Marcos Marcolin • December 20, 2022

php comunidade

Você já pensou em como pode contribuir com a linguagem? Indiferente do seu nível de conhecimento, é possível e vou lhe explicar. Mas antes disso, preciso contextualizar um pouco.

A Linguagem

O PHP é uma linguagem de programação de código aberto(open source) que impacta diariamente a vida de milhões de pessoas, seja direta ou indiretamente. Portanto, muitas empresas e famílias ao redor do mundo dependem dela.

Ela foi construída e desde então(quase 30 anos) é mantida e melhorada por várias pessoas espalhadas em nosso planeta, e isso é o que chamamos de comunidade.

PHP Foundation

Caso você ainda não saiba, recentemente surgiu a PHP Foundation, uma organização que apoia financeiramente alguns desenvolvedores para desenvolver/manter o núcleo(core) do PHP. Esse financiamento vem em sua maioria de empresas, pessoas e comunidades que dependem da linguagem. Mas ainda assim a linguagem depende de pessoas que contribuam sem um financiamento direto, e fazem isso no seu tempo livre.

Porém, não é apenas isso que ‘faz a linguagem’, o PHP não é feito somente por algumas pessoas ou empresas, é feito pela comunidade em seu entorno e isso sempre foi um diferencial!

Maneiras de contribuir

Então, se você depende da linguagem e pretende contribuir, é possível. Não é necessário ser um desenvolvedor do núcleo para isso, veja algumas maneiras abaixo:

A documentação brasileira está no GitHub com uma boa parte traduzida, mas ainda falta muito. Veja o gráfico aqui.

Para contribuir com o núcleo, nem sempre é preciso ter um conhecimento avançado em linguagem C, saber interpretar um código vai lhe ajudar muito. Caso queira ir a fundo, vai precisar.


Estas são apenas algumas maneiras de você devolver um pouco, do que conseguiu com o PHP. Conhece outra? Comenta aí!

O PHP não está morrendo e particularmente, não vejo isso acontecer. Vejo o PHP mais vivo e melhor que nunca!